top of page

Sobre nós

Adolescentes e Biblioteca
Projeto Fazer a Ponte

O Projeto Educativo "Fazer a Ponte" surgiu em 1976 e desde então tem vindo a procurar um sentido próprio na qualidade de educação que promove. Enquadrado num paradigma de racionalidade emancipatório foi, ao longo dos anos, desenvolvendo referenciais organizacionais, pedagógicos e metodológicos, construídos numa cultura reflexiva que instituiu internamente e que fundamentou e fundamenta, a sua autonomia.

Abrangendo o Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, a Escola da Ponte apresenta práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa e  estrutura-se a partir das interações entre os seus membros.

A Biblioteca

A Biblioteca faz parte do projeto educativo da Escola da Ponte, cujo foco é a formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis e solidários e democraticamente comprometidos na construção de um destino coletivo. Entende-se também que cada  ser humano é único e irrepetível, pelo que a experiência de escolarização e o trajecto de desenvolvimento de cada aluno deverão ser também únicos e irrepetíveis.

Nesse sentido, o trabalho desenvolvido na Biblioteca escolar assenta na integração do alunos em todas as dinâmicas da Biblioteca, desde a organização e gestão dos espaços, ao desenvolvimentos da coleção, às atividades de animação da literacia e da leitura e da gestão e da programação de projetos e inciativas. 

A professora bibliotecária surge como uma orientadora educativa, que promove as atividades dos alunos com responsabilidades na Biblioteca e que integram o grupo "Livros & Companhia".

A Biblioteca integra a Rede de Biblioteca Escolares desde 2017 e, como tal, integra vários projetos e iniciativas dinamizadas pelo Plano Nacional de Leitura.

bottom of page